aquele franguinho

Esse é o melhor frango que sei fazer. 2012-11-21 13.30.54

É tão tão fácil que até daria pra desconfiar do conceito. Só fazendo pra acreditar mesmo. Juro que vai ser amor a primeira vista! Sei que há mil receitas de frango, e milhões de maneiras de incrementá-las. Porém, dessa vez acho que vale a pena resistir a temperos e truques. Muitas coisas são melhores quando conseguimos mantê-las o mais simples possível. Less is more.

(Aprendi a fazer esse franguinho com o Eneko, que aprendeu com a mãe dele. Já passei essa receita pra amigas, e essas, pras suas amigas. O tal do “franguinho da mãe do Eneko” já virou instituição.)

Ingredientes –

Calculo 1 sobrecoxa de frango por pessoa. Pra cada sobrecoxa, um dente alho (inteiro mesmo). Azeite, vinho e sal. E só.

Preparo –

Numa panela, aqueça uma quantidade generosa de azeite. Tempere as sobrecoxas de frango com sal. Frite-as no azeite até ficarem douradinhas por todos os lados. (Pra deixar o prato mais leve, pode retirar um pouco do azeite depois de dourar o frango). Junte os alhos e uma taça vinho branco. Tampe a panela imediatamente e abaixe o fogo. Deixe cozinhar por, no mínimo, uns 45 minutos ou mais (fogo baixo!). That’s it, vai por mim.

A pele do frango ficará tipo caramelizada. A carne, macia e suculenta. É tudo de bom! Não se preocupe se algo grudar no fundo da panela. Retire as sobrecoxas e, com a panela ainda no fogo, use um pouco de água pra desglasear. Vá mexendo com uma espátula, raspando o fundo. Aproveite e espalhe esse molho por cima do frango, ou em cima de um purê. Deli!

.

– Keep it simple –

(sobrecoxas de frango, sal, azeite, alho, vinho branco)

Advertisements

One response to “aquele franguinho

  1. Essa receita e´simplesmente fantastica – vale o meu primeiro palpite no Blog. Morei com a Bea um semestre de faculdade e essa era A receita da casa … tinha toda semana.

    Minha dica:
    O Franguinho `Mae Do Eneko´ e´sempre uma delicia – sendo um jantarzinho rapido depois do trabalho ou um jantar especial entre amigos e familia:

    Speedy Gonzales depois do trabalho: chego em casa e o franguinho ja entra na panela…fica uns 25 minutos (em fogo medio-baixo).. que e´exatamente o tempo q preciso para colocar a mesa, preparar a saladinha, checar meus emails.. – o cheiro te avisa quando ta pronto. Eu e a Bea tinhamos o costume de ´coar´ o azeite depois da primeira refogada e depois de pronto pra ficar mais light.

    Jantar para Principes e Princesas: coloque o frango na panela em fogo baixo e vai se arrumar, comeca tomar um vinho, da oi pra todo mundo… deixo ele entre uma e duas horas (fogo extremamente baixo). Digno de vinho e velas (nao digo flores pq conforme a Bea – flores tem todo dia, mas sim, flores tb!).

    Os elogios nao param!

bem você

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s