pão semolina loaf

 

para todo-dia!

pão semolina loaf

Pães pães pães. Na minha opinião, fazer pão é uma das coisas mais gratificantes na cozinha! Cada um deles tem um processo, um momento, um tempo, uma ocasião, um casamento perfeito… Mas essa receita aqui é de um pão bem curinga, que casa bem com tudo! É um belo pão-de-todo-dia.

Até agora achamos que esse foi o melhor pão para ter em casa sempre! Ele fica bom com tudo, se mantém muito bem (em um saco plástico na geladeira), e é fácil de preparar. O único truque dele é deixar crescer duas vezes. E o único detalhe dele é a farinha. Tem que ser farinha de Semolina (Grano Durum). Você encontra em bons supermercados, ou compre-a online na Zona Cerealista (dica!).

Timing: 10 minutos pra sovar + 1:30h fermentar + 1h crescer + 40 minutos assar = 3:20h
Rendimento: 1 pão de forma

Ingredientes –

500g farinha de semolina grano-durum
5g de fermento biológico em pó
10g sal
15g de açúcar
50g azeite de oliva extra virgem
300g água morna

Preparo –

Misture todos os ingredientes em uma tigela usando uma espátula, ou jogue tudo numa máquina de cozinha (tipo essa Bosch, na minha opinião é a melhor de todas – além de várias coisas legais também tem a função para massas).

Sove a massa com a mão numa superfície enfarinhada ou com a máquina mesmo, por uns 10 minutos (tem que sovar bastante mesmo, não pule esta etapa!). Não adicione mais farinha à massa – a medida que você vai sovando, a farinha “chupa” a água e a massa vai ficar mais firme. Se adicionar farinha extra o pão irá ficar massudo!

Passe um pouco de azeite no fundo de uma tigela e coloque a massa dentro. Cubra com um magipack e deixe crescer à temperatura ambiente até dobrar de volume, mais ou menos 1:30h.

Unte uma forma retangular de pão com um pouco de óleo. Passe um pouco de farinha de semolina numa superfície de trabalho e transfira a massa. Com a ponta dos dedos, vá abrindo a massa até formar um quadrado com os lados do mesmo comprimento da sua forma de pão. Dobre um dos lados até 2/3 da distância do outro, e dobre o lado oposto até 1/3 (isso é uma dobra-envelope, fazendo 3 camadas). Com o canto externo da mão, amasse uma linha funda no meio, pela longitudinal, e dobre uma das laterais mais compridas do seu retângulo em cima da outra, formando um retângulo ainda mais estreito. Sele a junta com os dedos. Com cuidado, transfira a massa para a fôrma (com a fenda para baixo). Acomode-a e salpique um pouco de farinha de semolina por cima.

Cubra com um pano limpo e deixe crescer à temperatura ambiente por mais ou menos 1 hora, até o pão “subir”, mas ainda não no ponto de querer transbordar! Quando tiver passado uns 50 minutos você já pode ir preaquecendo o forno a 190°C…

Asse por uns 40 minutos. Quando estiver douradinho, retire da fôrma e deixe esfriar completamente antes de cortar.

Para manter o pão fresquinho (pelo tempo que ele durar, heheh) embrulhe-o num pano e coloque o pano num saco plástico. Feche bem e guarde na geladeira.

Esse pão é perfeito para qualquer sanduíche – do mais trivial até o mais tchans! Tostado, então, fica divino!

.

– a alegria do pão –

(farinha de semolina grano durum, sal, fermento biológico, açúcar, azeite, água)

bem você

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s