carrot cake maravilhoso

Um bolo de cenoura daqueles bem molhadinhos e ricos, com cobertura de cheesecake com toque de limão. Deuso!

carrot cake

Na verdade esse é uma versão adaptada de muitas receitas que já li e testei. É bem-bea mesmo, rs. Garanto que fica uma delicia, essa é aprovada máster! Essa foto foi do último pedaço do bolo que fiz para o aniversário da minha mãe.
São muitos ingredientes, mas vale a pena ir atrás de todos eles! Fique a vontade para substituir as nozes caso você prefira outras..

Ingredientes

90 g de farinha de trigo
35 g de farinha de trigo integral
1 cenoura grande ou 2 médias (mais ou menos 90 gramas)
75 g de açúcar mascavo
1 pitada de sal
40 g de uvas passas brancas
40g de damasco seco picadinho
70 g castanha do Pará
70 g nozes picadas
1 colher de chá de canela em pó
1 pouco de noz moscada
4 colheres de sopa de coco ralado
2 ovos
100 gramas de manteiga (meio derretida)
1/2 colher de sobremesa de fermento químico (vulgo fermento royal)

Ingredientes para a cobertura

150 gramas de cream cheese (philadelphia)
40 gramas de açúcar de confeiteiro (glacê)
1 colher de sobremesa de suco de limão
1 colher de sopa de óleo de coco (ele dá aquela firmeza, já que fica duro a menos de 25 graus. Mas se não tiver tbm pode substituir por manteiga sem sal…)

Preparo –

Preaqueça o forno a 200 graus. Unte uma forma retangular (essas de pão ou bolo inglês) com manteiga e farinha. Tbm fica legal com uma forminha redonda – foi a que usei no bolo da foto, e fiz um pouco mais de cobertura para usar também de recheio. Um bomba né? Mas aniversário merece mesmo. A forma era uma de fundo removível, de mais ou menos um palmo de diâmetro, acho que dá uns 20cm..

Separe as claras das gemas. Com a batedeira, bata primeiro o açúcar e a manteiga, depois vá juntando as gemas, depois as farinhas e os temperos, o fermento, e a cenoura, passas, damascos e nozes… Enfim, todos os ingredientes, exceto as claras e o sal. Bata as claras em neve com a pitada de sal e incorpore-as com delicadeza, misturando tudo muito bem.

Transfira para a forma e asse em forno pré-aquecido por uns 50 minutos ou até um palitinho sair limpo. Deixe esfriar antes de desenformar e então coloque na geladeira (tem que estar frio para passar a cobertura!)

Para fazer a cobertura:
Na batedeira (ou na mão mesmo) bata rapidamente todos os ingredientes da cobertura. Cuidado para não bater demais. Passe no bolo com uma espátula e enfeite com nozes picadas, raspinhas de limão, coco ralado queimado, o que você quiser… Cubra e guarde na geladeira até a hora de servir. Ele fica mais gostoso quando está meio geladinho.

.

– água na boca, meu bem –

(farinha branca e integral, cenoura, açúcar mascavo, canela, noz moscada, uva passa branca, damasco seco, castanha do pará, nozes, coco ralado, ovos, manteiga, fermento químico, sal, cream cheese, açúcar de confeiteiro, limão, óleo de coco)

bem você

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s