bolinho de feijoada

Feijoada, in a nutshell

bolinho de feijoadax

Quem andou indo pro Rio ultimamente já deve ter notado a febre de iguarias de botequim! Cada um tem a sua especialidade. É um mais original e mais gostoso que o outro! O conceito nos lembrou muito dos pintxos lá do País Basco. Cada bar, um pintxo. Tarde adentro. Pois, cada botequim, um bolinho.

Bom, um bolinho de botequim que nos chamou muuuuita atenção foi o bolinho de feijoada do bar Chico&Alaíde, no Leblon. Maravilhoso! Sim, feijoada “in a nutshell”! O bolinho é feito com o feijão e recheado com couve. Vai bem uma pimentinha, um chopp gelado…

A autora da receita é a Kátia Barbosa, ótima! Não acho que algum dia eu faria uma feijoada inteira só pra fazer o tal do bolinho. Mas é uma boa desculpa pra fazer uma feijoada generosa, pra sobrar mesmo.

Ingredientes –

sobras de feijoada
sobras de couve
aprox. 1 xícara de farinha de mandioca fina (sem torrar)
1 colher de polvilho azedo
farinha de rosca para empanar e óleo para fritar

Preparo –

Pegue as carnes (retire os ossos) e o feijão e bata um pouco no processador de alimentos (ou pique as carnes bem fininho e amasse o feijão). Leve à panela e aqueça. Vá acrescentando a farinha de mandioca aos poucos, mexendo sempre com uma colher de pau, até formar um tutu de feijão (tem que desgrudar do fundo da panela).

Transfira o tutu para um recipiente e deixe esfriar.

Se não tiver sobrado a couve, esse é um bom momento para prepará-la. Corte-a beeem fininha e refogue com bacon, alho… enfim, do seu jeito. ;)

Quando o tutu estiver frio, incorpore uma colher de polvilho azedo e mexa com as mãos, tabalhando a massa até que fique lisa e não grude mais.

Pegue uma porção da massa e abra um disco na palma de uma mão. Adicione uma colher da couve refogada no centro do disco e feche-o bem, formando um bolinho meio chato. Passe na farinha de rosca e frite os bolinhos em óleo bem quente, em seguida transfira para uma travessa com várias folhas de papel toalha.

Sirva com caipirinha, ou chopp gelado, uma pimentinha, uns torresmos…

.

– 10 entre 10 brasileiros adoram feijão –

(sobras de feijoada e de couve, farinha de mandioca, polvilho azedo)

One response to “bolinho de feijoada

bem você

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s