Torta de Frango

Essa torta de frango já virou um hit aqui em casa. É bem clichê, mas tudo bem.

thumb_IMG_6052_1024

Com o tempo, ela só foi melhorando. No fundo, não dá para dizer que isso aqui é uma receita, ta gente? É apenas um conceito! Dá para variar muito nos ingredientes e improvisar total! Segue abaixo a receita da última versão, que fiz com as queridas Laura, Erikota e Gabi aqui em casa.

– Massa – 05 min.

 – Ingredientes –

1 copo de castanha do pará hidratada por no mínimo 4 horas. Se você não tiver um multiprocessador, pode usar farinha de castanha ou farinha de amêndoa.
2 copos de farinha (gosto de usar 1 de farinha de arroz e 1 de farinha de trigo integral, mas você pode usar o que quiser/tiver)
2 colheres de sopa de manteiga
1 ovo
3 colheres de sopa de água (mais ou menos, tem que ir no olho mesmo)

Preparo

  1. a. No multiprocessador: misture as castanhas com as farinhas e bata tudo. Junte as duas colheres de manteiga e bata novamente, até ficar uma farofa grossa. Junte o ovo e bata mais uma vez. Agora, sem parar de bater, vá adicionando água aos poucos, até a massa ficar juntinha quando você apertar com os dedos (vá aos poucos).
    b. Na mão: misture a farinha de castanhas/amêndoa com as farinhas numa tigela. Junte a manteiga e vá esfarelando ela com a farinha, até ficar uma farofa grossa. Junte o ovo e mexa bem com as mãos, até incorporar. Agora junte água aos poucos, até a massa ficar juntinha quando você apertar.
  2. Embrulhe a massa no magipack e guarde na geladeira.


Recheio – 20 min.

– Ingredientes –

Meio frango assado do Pão de Acúcar (jabá total, mas é que é muito bom mesmo)
2 colheres de sopa de óleo (de coco ou girassol)
1 cebola
1 vidro grande (500ml) de palmito em conserva
1 tomate
1 cenoura
1 copo de ervilha congelada (ou mix de vegetais congelados)
½ copo de requeijão
1 colher de chá de cominho
1 colher de chá de zaatar
1 pitada de chilli em pó
1 bom punhado de salsinha congelada

Preparo

  1. Começe desossando o frango: coloque os ossos, cartilagens e pele numa panelinha, e a carne desfiada num prato fundo. Reserve a carne desfiada. Cubra a panelinha dos ossos com água, junte umas bolinhas de pimenta do reino e uma folha de louro. Leve ao fogo para fazer um bom caldo de frango (ótimo para ter no freezer, serve de base para qualquer sopa!)
  2. Pique a cebola. Leve uma frigideira grande ao fogo médio e coloque duas colheres de óleo. Adicione a cebola e tempere com sal. Deixe refogar por um tempo.
  3. Enquanto a cebola refoga, pique o tomate e o palmito. Descasque e rale a cenoura.
  4. Junte o tomate ao refogado, mexa um pouco, e depois junte também o frango, o palmito e a cenoura. Misture.
  5. Adicione as verduras congeladas e misture.
  6. (nessa altura, talvez o refogado esteja ficando um pouco seco. Aproveite que você tem o caldo de frango cozinhando aí do lado e adicione umas colheres do caldo ao refogado)
  7. Tempere com cominho, zaatar e pimenta (ou use os temperinhos que gostar mais!)
  8. Adicione meio pote (generoso) de requeijão e mexa tudo.
  9. Junte as ervas frescas. Apague o fogo.
  10. Teste o sabor e, se for preciso, acerte o sal e os temperos.

 – Montagem – 5 min.

  1. Se quiser comer a torta hoje, pré-aqueça o forno a 240 graus.
  2. Unte uma forma redonda com manteiga. O ideal é usar uma forma com fundo removível (é baratinho e vale a pena!), mas na verdade você pode usar qualquer forma que tiver em casa! Dá para fazer até tortinhas individuais, se quiser.. Fica fofis e é bem prático.
  3. Tire a massa da geladeira e separe-a em 2/3 e 1/3. Coloque a parte maior entre dois pedaços grandes de magipack. Abra com um rolo. Vá pegando uns pedaços dessa massa aberta e encaixando no fundo e nas laterais da forma, forrando toda ela. A massa é bem fácil de trabalhar, então vá remendando e distribuindo ela com a ponta dos dedos, até forrar tudinho.
  4. Coloque o recheio dentro da massa e alise bem a superfície.
  5. Agora abra o pedaço menor de massa. Com uma faca afiada, corte-a em tiras de mais ou menos 1 dedinho de largura. Use as tiras para cobrir a torta, formando um trançado. Se sobrar massa, pode fazer bolinhas e jogar por cima também.. Não precisa se preocupar com o trançado, não. A idéia disso é semi-cobrir o recheio para que ele não perca tanta umidade quando a torta estiver assando (se cobrir ela inteira, fica muito pesada. Se não cobrir, ela fica seca).
  6. a. Se quiser congelar a torta, esse é o momento! Coloque a forma toda dentro de uma sacola plástica, feche bem, e leve ao freezer.
    b. Se quiser assar já:


– Assar – 40 min.

+ 1 gema!

  1. Separe um ovo e guarde a clara na geladeira. Misture a gema com 1 colher de chá de água. Pincele a gema na torta, para ficar douradinha.
  2. Forno et voila! Asse no forno pré-aquecido até a camada de cima ficar bem douradinha e crocante.

– Servir com –

Saladona verde
Mostarda
Vinho branco

.

infalível

(castanha do pará, farinha, ovo, manteiga, frango assado, cebola, palmito, requeijão, um monte de vegetais, temperinhos)

bem você

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s