falafel

bem verde, sem miséria…

FullSizeRender

Um falafel bem feito tem que ser levinho e cheio de sabor. Acredito que mais difícil de se conseguir em casa é justamente o sabor. Falafel é uma comida que precisa de coragem para ser feita. Não pode ter nenhuma timidez na hora de colocar a salsinha, nenhuma economia na hora de dosar os temperos, nem mesmo no sal. Se você está passando por uma fase meio comedida, acho que fazer essa receita terá um efeito terapêutico… Porque falafel bom não tem miséria!

Ingredientes

1 xícara de grão de bico seco
1 dente de alho
1/2 cebola média
2 colheres de sopa de farinha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de cominho
1 colher de sopa de tempero árabe (“7 pimentas“)
1 1/2 xícara de salsinha fresca picada (ou um maço inteiro da feira)

Ingredientes para o molho

2 colheres de sopa de tahine
2 limões tahiti
1 pitada de sal

Preparo

Deixe o grão de bico de molho por 24 horas.

Lave o grão de bico e coloque no multiprocessador, com todos os demais ingredientes. Bata até virar uma farofa. Talvez você tenha que fazer umas pausas e passar a espátula nas laterais, para incorporar tudo.

Coloque a massa em um recipiente e deixe na geladeira por aproximadamente 1 hora, enquanto você prepara o molho… Para isso, simplesmente misture bem o tahine, o limão e a pitada se sal até ficar um molho denso e clarinho.

Com uma colher de sopa, pegue a massa do falafel e molde com as mãos molhadas. Gosto de fazer a forma de uma bola achatada. Vá colocando as bolinhas numa tábua. Vai dar uns 14 discos.

Agora você pode fazer duas versões: a frita (mais gostosa) e a assada (mais fácil).

Eu particularemente sou fã de usar forno sempre que possível, e quando o Eneko está ocupado demais para me ajudar nos fritos, eu meto no forno mesmo! (os falafels da foto foram feitos no forno). Para assar, preaqueça o seu forno a 280°C. Coloque as bolinhas numa fôrma coberta com papel de forno. Pincele com azeite de oliva. Quando o forno estiver bem quente, leve para assar. Depois de 15 minutos, vire-as de lado e deixe mais 10.

Para fazer eles fritinhos (confesso que é mais gostoso), leve óleo de girassol para aquecer em uma frigideira (pode ser uma quantidade generosa, tipo 4mm de altura). Coloque os falafels que couberem de uma vez. Não mexa até que a parte de baixo já esteja bem marronzinha. Vire e frite do outro lado. Vá colocando os falafels prontos em um prato forrado com papel toalha.

Sirva com o molho de tahine. Pode ser com uma saladona ou com um pão pita (ah, na foto também aparece o tzatziki). Pode ser entradinha, ou pode ser o jantar mesmo.

.

barato e sem miséria

(grão de bico, alho, cebola, farinha, temperos, salsinha, tahine, limão)

FullSizeRender

bem você

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s